Pubicado em: 07/08/2013

Moradores ganham óculos de grau


Iniciativa é uma parceria do Fundo Social com uma rede de óticas

Doacao-de-oculos-Foto-Jairo-Marques-1-575x381Uma iniciativa de uma rede de óticas da região, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande e a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) permitiu a entrega de mais de 30 pares de óculos para pessoas carentes da Cidade. Na quarta-feira (7), os pacientes escolheram os modelos das armações. A entrega dos óculos prontos acontece no mês de setembro.

Os pacientes foram atendidos pela rede pública de saúde e passaram por entrevistas com assistentes sociais, provando que não tinham condições de comprar os óculos. Todos foram convidados a se reunir com os funcionários da ótica para a escolha das armações e a medição dos rostos para adaptar às necessidades de cada um.

Após a medição, as armações ganharão as lentes e os produtos serão entregues num evento, no mês de setembro, na loja Donna Ótica, localizada na Praça da Independência, em Santos.

Para a dona de casa Maribel Gonçalves dos Nascimento, de 63 anos, conseguir um óculos de graça vai melhorar muito a sua qualidade de vida. “Meus óculos já não me servem mais, o grau aumentou e eu não tenho condições de comprar outro”.

O adestrador de cães Manoel José Thomaz, de 49, precisa ler muitos livros e a falta de óculos o impede de adquirir mais conhecimento para desenvolver as atividades. “Sem óculos eu não consigo ler. Não dá para consultar artigos da internet ou publicações em revistas e livros especializados”.

A economia para quem deixou de gastar com os óculos ficou em torno de R$ 250, 00. Para muitos este valor representa mais que um terço da renda da família.

A presidente do FSS de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, ficou muito feliz com a escolha da Cidade como uma das agraciadas pela campanha da rede de óticas. “Toda ação social é bem vinda. É bom para nós do Fundo Social que podemos ajudar as pessoas, é bom para as empresas que se envolvem na causa. Todo o bem que pode ser difundido na comunidade merece ser comemorado”.

Iniciativa – Com mais de 40 anos como consultora ótica, a empresária Fátima Alves aproveitou o comércio para implantar uma promoção onde os clientes que levam uma armação usada ganham desconto. As armações entregues são reformadas e revertidas para pessoas carentes. Por meio dos laboratórios parceiros da empresária, foi possível conseguir lentes simples para colocar nestas armações. “Com as receitas em mãos conseguimos confeccionar as lentes e colocar nas armações”.

Sobre o Autor

- Portal Geral de Notícias voltado, principalmente, à Região Metropolitana da Baixada Santista